sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dilatação Térmica dos Sólidos

fonte: http://bamboochafisica.blogspot.com.br/2010/03/dilatacao-termica-dos-solidos.html

Quando um corpo é aquecido suas moléculas recebem energia térmica e passam a agitar-se mais freneticamente. Essa agitação térmica dá resultado ao fenômeno da Dilatação Térmica. Ou seja, aumentam sua dimensões. Para saber mais acesse esse link: site do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grand do Sul. Lá você encontrará detalhadamente informações sobre esse fenômeno físico além de algumas simulações que lhe ajudará a entender melhor esse assunto.

Para a sua compreensão ficar consistente, veja esses vídeos:
Dilatação Linear

Dilatação Superficial

Dilatação Volumétrica

Bons Estudos!

Agora que você já conhece um pouco sobre a Dilatação Térmica dos corpos sólidos que tal fazer um pequeno teste para verificar seus cohecimentos! Acesse o link: Questionário e responda o questionário disponível nele.

Trabalho de Física - 2°E


1)       Um estudante, ao calibrar um termômetro de mercúrio que ele mesmo fabricou, determinou erradamente para o primeiro e segundo ponto fixos os seguintes valores na escala de temperatura de seu termômetro: 1° ponto fixo =    - 37°E | 2° ponto fixo = 675°E. Qual deve ser o valor da temperatura no laboratório, sabendo-se que em um termômetro Celsius ela vale 25°C?

2)       Representamos, graficamente, as escalas de graduação de três termômetros, A, B e C.


As temperaturas de referência foram obtidas do gelo fundente e dos vapores de água em ebulição. Calcule o número de graus a que corresponde, em cada escala, uma temperatura de 50°F.







3)       Quando o bulbo de um termômetro de gás, a volume constante, está imerso no gelo fundente, a pressão do gás é 51,3 cm de Hg. Em presença de água em ebulição, sob pressão normal, a pressão do gás passa a 70,3 cm de Hg. Calcule a temperatura em °C, quando a pressão do gás for 80 cm de Hg.

4)       A relação entre as escalas termométricas x e y traduzidas pelo gráfico.


Determine a relação de conversão entre essas escalas.










5)       Uma certa escala termométrica A assinala 40º A e 100ºA  quando a escala Celsius assinala para essas temperaturas os valores 10ºC e 30º, respectivamente. Calcule as temperaturas correspondentes ao ponto do gelo e ao ponto de vapor na escala A.

6)       Num termômetro de mercúrio a altura da coluna líquida é de 4cm e 29cm, quando a temperatura assume os valores 10ºC e 60º C, respectivamente.
a)       Qual a equação termométrica desse termômetro na escala Celsius?
b)       Qual a temperatura quando a coluna de mercúrio atingir altura de 15cm?

7)        (UFR-RJ) Uma escala arbitrária adota como ponto de fusão do gelo o valor –10°X e ponto de vaporização da água, 190°X, nas CNTP. Determine na escala X a temperatura de 313K.

8)       (UECE) Duas escalas termométricas lineares estão representadas na figura abaixo: uma graduada em °X e a outra em °Y. O ponto 100 da escala X corresponde ao ponto 80 na escala Y; onde a escala X marca 0°X a escala Y marca 20°Y. Assim, quando a escala X marcar 50°X, a escala Y marcará:

a)       30°Y
b)       40°Y
c)       50°Y
d)       60°Y
e)       10°Y
  
9)       (UFBA) Dois termômetros, Z e W, marcam, nos pontos de fusão do gelo e de ebulição da água, os seguintes valores:
Termômetro
Fusão do Gelo
Ebulição da água
Z
4
28
W
2
66
As duas escalas apresentam a mesma leitura a:
a) – 10       b) – 6      c) 2,4        d) 5,2      e) 6,9